18 de novembro de 2015

Tecidos - Cetim

Olá a todos!

Hoje vou falar mais um pouco de tecidos e o eleito deste post é um super querido e conhecido, o cetim.
Usado para praticamente tudo o cetim vai da camisola ao vestido de noiva passando pelo forro. São tantos tipos, gramaturas e nomenclaturas que resolvi falar dos que mais uso aqui no meu ateliê.

O cetim é um tecido de textura mole, com brilho intenso e cintilante (é claro), tem excelente caimento e a depender da gramatura pode armar um pouco. Fica lindíssimo em saias e vestidos de corte em viés e ele também é um daqueles que não sai de moda nunca!

Os tipos que mais uso são:

Cetim de seda – o mais sofisticado com toque ultra leve, brilho lindo e caimento perfeito. A sensação dele ao tocar e de pegar em manteiga!! Fica ótimo em vestidos de efeito fluido e em saias esvoaçantes. Por ser super fino marca totalmente o corpo, se não for bem forrado vai dar para ver a menor das celulites! Por ser de fios de seda ele é o mais caro de todos.

Cetim com elastano – ele é de fio sintético e é o que eu mais uso, tem toque mais firme porem ainda assim é bem molinho, tem brilho bonito, bom caimento e marca o corpo também. Fica ótimo em vestidos de silhueta fluida, além de ter um excelente custo benefício.

Cetim Bucol ou Prada – estes dois tem um efeito bem parecido e apesar dos nomes diferentes acho que é quase a mesma coisa. Apesar do fio sintético ele é mais sofisticado que o cetim com elastano, tem um toque bem mais firme, é pesado e arma um pouco. O brilho é bem mais opaco e super discreto. Lindo para vestidos que precisam de um pouco mais de estrutura sem perder a fluidez. Marca pouco o corpo, mas mesmo assim precisa de forro. Costumam ser um pouco mais caro que o cetim com elastano.

Cetim sem elastano – também sintético, tem um brilho bem intenso (é que mais brilha de todos eles) e toque mais áspero, uso ele apenas para forrar ou para fazer flores de grinalda. Custa bem barato.


Para ilustrar, alguns modelos em cetim que adoro:


Foto reprodução


Foto reprodução
Foto reprodução

Foto reprodução
Foto reprodução

Foto reprodução

Foto reprodução
É isso ai, espero que tenham gostado e até o próximo post!
Beijos a todos!