7 de setembro de 2015

Tecidos

Olá a todos!

O post de hoje é novidade total e inaugura uma nova tag aqui no blog, o assunto agora é tecido!
Recebo muitas perguntas de leitoras a respeito deles, quem é quem, como costurar, que tipo serve para dar esse ou aquele efeito, enfim muitas dúvidas, então para deixar todo mundo um pouco mais a par de como eles são, a cada post vou falar de um tipo, assim dá para detalhar e ilustrar bem.

Para começar vou falar do tafetá, mas antes disso, vou dar uma dica muito bacana de onde comprar tecidos para alta costura, sim porque nem todas as cidades tem loja de tecido especializada. Para vocês terem uma ideia, moro em Salvador e só tenho quatro opções de loja para comprar!! Imagina minha saga sempre que preciso de algo mais elaborado ou mais sofisticado, isso sem falar em cores e padrões que muitas vezes simplesmente não encontro aqui!

E é aí que entra minha dica, entro no ar este ano uma loja virtual de tecidos muito bacana, a Maximus Tecidos. Para que é do Paraná esse nome não deve ser novidade, já que eles são de lá e estão neste ramo a mais de 30 anos, possuem uma loja física, além de um ateliê de noivas e trajes e um blog de casamentos.

O legal deles é que além de ser especializada em tecidos finos, eles têm um ambiente virtual bonito onde conseguimos visualizar bem cada tecido. Tem também um quadro de descrição de cada um dizendo um pouco da história e das indicações de uso e além disso podemos também receber uma amostra do tecido escolhido para dirimir qualquer dúvida a respeito de cor ou textura!

Eles oferecessem ainda serviços de consultoria, desenho de croqui, tabelas de medidas e um clube de descontos para costureiras, onde podemos nos cadastrar e ir acumulando descontos com nossas compras, tudo isso on line! Bacana né!

Já naveguei na loja e recebi deles estas amostras e a revista (olha como vem tudo bem embalado e organizado) e estou adorando!! Super indico!








Vou deixar aqui para vocês o link da loja virtual e do blog deles, clique e dê uma olhada, vale muito a pena pessoal!!





Bom agora sim vamos ao tecido hoje!

Tafetá

O tafetá é um tecido de textura mais firme, com brilho intermediário, tem excelente caimento e a depender da gramatura vai armar mais ou menos. Fica lindo em saias de corte reto com volume, em palas estruturadas e não sai de moda nunca!

Os tipos mais conhecidos:

Tafetá de seda – o mais sofisticado com toque leve, brilho lindo e caimento perfeito. A sensação dele ao tocar e de pegar em hibrido de tecido e papel!! Por tudo isso ele é muito mais caro que os outros.

Tafetá com elastano – ele é sintético e é o que eu mais uso, tem toque firme, brilho e textura bonitos, bom caimento, arma bastante no fio reto e muito pouco no contra fio (que é onde fica o elastano). Fica ótimo em vestidos com corpo em corselet estruturado e saia em viés. Tem um custo benefício ótimo!!

Tafetá sem elastano – também sintético e tão bom quanto o com elastano, só que arma muito e as vezes a depender da cor acho que brilha mais, então raramente uso.

Tafetá toque de seda ou alphaseda – tafetá bem fininho, de brilho opaco, textura super leve (chega a ser transparente). Indicado para forro, bem mais barato que os outros.


Para ilustrar, alguns modelos em tafetá que adoro:



foto reprodução


foto reprodução

foto reprodução

foto reprodução

foto reprodução
Bom, por hoje é isso espero ter ajudado e breve falarei de outro tecido.
Até logo!