14 de agosto de 2015

Vestido Preto de Tule Bordado

Olá a todos!
Estou de volta com mais uma dica de costura que dei a uma leitora.
Ela me pediu a receita para fazer um modelo parecido com este que a atriz Marina Ruy Barbosa está usando.
Ele é todo de tule bordado e relativamente simples de fazer. Vamos então as dicas!


foto reprodução


Materiais:
4 metros de tule bordado;
1 metro de cetim com strecht ou crepe cor da pele pra forro do corpo;
3 metros de cetim com strecht ou crepe preto para forro da saia;
Bico de renda guipir preto com pelo menos 5cm de largura;
1 metro de tule de lycra ou similar liso preto;
Entretela, zíper e demais aviamentos.


Corte:
Vamos começar cortando o forro, primeiro a saia em viés com modelagem evasê lembrando de deixar a fenda na linha da pence frontal esquerda. Depois cortamos o top, duas vezes, em fio reto com modelagem bem justa ao corpo, decote V sendo que só precisa da parte da frente.
Na entretela corte a mesma parte da frente do top, costure e aplique em uma das partes do forro com pontos de alinhavo para não sair do lugar. Esta parte será a camada avesso, a outra será o fundo da blusa de tule.
Agora passamos para o tule bordado. Primeiro a saia que deve ser cortada também em modelagem evasê igual à do forro, sendo que neste caso, podemos usar o tecido em fio invertido e já posicionar o barrado para a barra do vestido. Depois cortamos o top, igual ao forro na frente acrescido das costas com super decote em U. Cortamos também as mangas, justas ao braço e com barrado posicionado no pulso. Costure todas as partes e reserve.

foto reprodução


Montagem:
Primeiro unimos todas as partes do forro na seguinte ordem: top de forro entretelado + saia de forro. Lembre-se que a entretela deve ficar no meio das duas partes do forro, então nesta hora ela fica voltada para o lado de fora.

Depois unimos as partes do vestido na seguinte ordem: top de tule já com a outra parte do forro fazendo o fundo na parte da frente + saia de tule. Aplique o zíper invisível no meio das costas.
Para finalizar una tule ao forro (é agora que a entretela será coberta e ficara no meio dos dois forros na parte da frente), fazendo todos os acabamentos e costurando inclusive uma fenda na outra de forma a termos a costura embutida para dentro (isso já faz o acabamento da fenda). Depois disso você aplica o bico de renda em todo o contorno da fenda para dar o acabamento rendado que vemos no modelo. Esta costura deve ser feita a mão com pontos invisíveis!!
Por fim cortar uma tira em forma de retângulo com aproximadamente 40cm de largura e comprimento igual à largura do tecido para fazer a faixa de enrolar e dar o laço da cintura. Drapeie ela e aplique em cima da linha da cintura prendendo com costura à mão em uma das laterais do vestido.

Bainha: feita somente no forro, com 1cm no máximo.

E pronto está feito!
Espero ter ajudado, boa sorte na costura e até o próximo!
Beijos!!