16 de janeiro de 2014

Macacão

Olá a todos, feliz 2014!!

Vamos ao primeiro post do ano e como o ritmo ainda é de férias ele será super rápido e fácil. Vou falar sobre os macacões. Sim, eles podem ser uma excelente opção para festas, além de ser muito elegante e estar em alta na moda.
Neste post darei dicas básicas e generalizadas para confeccionar um macacão sem erros.
Vamos lá.

Podemos usar tecidos como linho, cambraia, seda, cetim,  jersey silk ou qualquer outro que tenha leveza e fluidez,pois  eles dão um caimento lindo a este tipo de peça.
Geralmente para um modelo pantalona iremos gastar em média 03 m de tecido, para os mais justos na perna 2,5 m são suficientes.

Foto reprodução

Modelagem e corte

 A modelagem do macacão que utilizo é uma junção do básico de blusa com o básico de calça pela linha da cintura, atentando para o acréscimo de 02 cm na medida da altura do gancho; sem este acréscimo o macacão não vestirá bem.

Foto reprodução

Hoje vemos diversos modelos com recortes no corpo, que por sinal estão super na moda. Para fazê-los com perfeição, primeiro modele a peça inteira, depois vá fazendo os recortes na modelagem conforme o modelo, só depois disso corte o tecido, em fio reto ou viés a depender do modelo.
Nos recortados o melhor lugar para o zíper é na lateral, indo da linha da cintura até 05 cm abaixo da linha do quadril. Nos inteiros prefiro nas costas.

Foto reprodução

Foto reprodução

Um bom truque para facilitar na hora de vestir é colocar abotoamento nos ombros também.
Sempre coloco forro na parte de cima, isso dá um acabamento muito melhor, já na calça prefiro sem, para ficar mais leve.
Aplicações e bordados podem ser feitos da mesma forma que um vestido, não muda nada.
Veja abaixo mais alguns modelos lindos:

É isso, aqui está o básico do macacão. Aproveitem a descontração do verão e mão a obra!

Beijos e até o próximo post!