18 de novembro de 2013

Tule Rebordado com Renda ou Pedrarias

Olá!

Vou fazer um post diferente hoje, para atender a todos sem ser muito repetitiva.
Tenho recebido muitos pedidos de como fazer vestidos que têm como principio básico o tule rebordado e a renda recortada. Como já postei várias "receitas" com linha de corte bem parecidas as do que exemplifico abaixo, vou me concentrar aqui em dicas de como fazer esse efeito de bordado + recorte, daí é só aplicar no modelo desejado. Ok!
Vamos lá.

Sempre será necessário o tule de seda ou de lycra na cor do vestido ou da pele;

Renda com desenho que possibilite o recorte. Não adianta aquelas tipo lingerie, que é bem mais barata e tem bastante elasticidade, o recorte não dá como resultado um desenho definido;

Pedraria ou paetês para rebordar;
Linha invisível ou de bordado na cor do tule;

Tecido para forro conforme o modelo.

Corte e Montagem:

Devemos sempre começar pelo corte no tule, na modelagem desejada. Depois disto recortamos as flores de renda de forma a ter como resultado um desenho coerente, que possa ser aplicado no vestido com encaixe perfeito e sem deixar buracos mal resolvidos.

Foto reprodução

Depois aplicamos os recortes de renda no tule, com costura a mão. Nunca faço isso na maquina, acho que a mão humana consegue um resultado muito mais delicado e uniforme.

Feito isso rebordamos com as pedrarias ou paetês, conforme o modelo, também á mão seguindo o desenho do bordado.

Exemplos:

Vestido de tule bordado com perolas Patrícia Bonaldi.

Foto reprodução
Neste vestido acima usamos o tule nude na saia, o tule invisível para as costas e perolas aplicadas à mão na parte da frente do vestido formando o desenho bordado do corpo. Abaixo mais um com o mesmo trabalho de bordado, só que neste foram usados também cristais além das perolas :
Foto reprodução
Vestido de tule com renda aplicada sobre base de paetês Lethicia Bronstein.

Foto reprodução
Neste acima temos o tule preto rebordado com recortes de renda colorida sendo que por baixo temos um vestido base de paetês, isso faz toda a diferença no efeito de brilho que ele tem. Repare que os recortes de renda ultrapassam as bordas do vestido em alguns pontos, deixando escapar as pontas das flores.

Bainha: feita a maquina 0,5 cm de largura no vestido forro. Não faz bainha nem no tule nem na renda.

Abotoamento: Nas costas ou lateral com botões forrados ou zíper invisível dependendo do vestido.

E pronto, o principio básico do bordado em tule é esse e ele pode ser aplicado a diversos modelos de vestidos.

Espero que tenham gostado, beijos e até o próximo post!