1 de maio de 2013

Vestido de renda com tule Patricia Bonaldi


Hoje posto a “receita” do vestido de renda recortada com saia de tule da estilista Patricia Bonaldi a pedido de uma leitora.
Esse é fácil, só dá um pouco de trabalho na hora de aplicar a renda.
Vamos lá.

Foto reprodução

Desvendando os mistérios:

Material:

1,5 m de filó preto;
0,5 m de renda guipir;
0,5 m de tule invisível;
0,5 m de musselina preta;
0,5 m de alpaseda preta;
01 par de bojo na cor da pele ou 0,50 m de alpaseda cor da pele;

Corte:

No Filó:
Cortamos a saia três vezes, fio reto, modelagem semi godê, cintura colocada  com folga de 2/3 da medida para poder franzir um pouco.

Na musselina e na alpaseda preta:
Cortamos a saia uma vez, igual ao filó.

No tule invisível:
Cortamos o corpo com modelagem baby look.

No guipir:
Recortamos a renda de forma a se encaixar no desenho de seu corpo. Caso queira muito vazado você pode recortar partes menores (com um ou dois motivos) e ir unindo de forma coerente, ou se quiser menos vazado, recortar somente as bordas do tecido dando o formato do desenho do seu corpo. Recortar também um pedaço menor para cada manga e para dar o detalhe  do decote. É importante que cada pedaço de renda tenha o desenho inteiro!

Em todos:
Abertura na lateral para o zíper.

OBS. - o vestido da foto não tem forro na frente, somente o bojo aplicado no lugar dos seios e a renda recortada por cima de tudo fazendo o desenho vazado. Caso queira você pode forrar somente a frente, desta forma o corpo fica menos exposto. Para isso basta cortar na alpaseda cor da pele somente a frente da modelagem baby look.

Foto reprodução

Montagem:

Simples e rápida, fechemos todas as camadas da saia e montamos na seguinte ordem:
Alpaseda - musselina - filós.
Depois fechamos a baby look de tule invisível, aplicamos o forro frontal ou o bojo conforme o escolhido, e unimos ela à saia atentando para os devidos acabamentos.Colocamos o zíper.
Por ultimo aplicamos a renda recortada somente na parte da frente da baby look e nas mangas. Repare que a renda invade um pouco o cós da saia, respeitando o desenho até o final.

Aconselho aplicar o bojo e a renda recortada com costura à mão, desta forma não corremos o risco da maquina estragar o tule.

Bainha: Na maquina com 0,5 cm nas saias de alpaseda e de musselina. Nenhuma bainha nas de filó.

Zíper: Na lateral com 40 cm aproximadamente.


Foto reprodução


Detalhes importantes:

ü  Para a bainha das mangas e do decotes da baby look de tule aplicamos com costura à mão um tira de viés com 0,5 cm de largura feita com o próprio tule.
ü  Neste vestido também foi feito um bordado com paetês e miçangas douradas acompanhando o contorno de algumas flores do desenho da renda.
ü  Caso opte por colocar apenas o bojo, escolha um que tenha o mesmo tom da sua pele ou o mais próximo possível, bojo branco ou preto vai aparecer muito.


E é isso Elika, espero ter te ajudado.
Muito obrigada pela sugestão e por acompanhar o meu blog.
Beijos e até o próximo!