9 de maio de 2013

Transformação - De camisola antiga para vestido de festa.


Olá pessoal, tenho um post diferente hoje, no lugar de explicar como fazer um vestido de alta costura vou mostrar para vocês como fiz para transformar uma camisola antiga (herança de família) de minha amiga em um vestido de festa lindo para ela!
Com pouco material e pouco trabalho é possível fazer esta transformação. Vejam só!

                                    Antes                                        Depois




Transformando:

Material:

3 m de alphaseda rosa seco;
10 m de bico de renda de poliamida com 07 cm de largura, na cor rosa seco;
01 botão perolado para forrar;
05 saquinhos de chá mate.





                       



O único corte de peça que fiz foi o do forro, em viés, na alphaseda acompanhando a mesma modelagem da camisola, que usei como base para tudo.
Costurei e dei acabamento no forro na maquina e apliquei na camisola com costura à mão.
Feito isso passei para as costas, onde medi a quantidade de renda necessária para fazer todo o fechamento e fui aplicando, verticalmente a partir da alça, tira por tira do bico também com costura a mão. À medida que fui aplicando as tiras já fiz os devidos ajustes para ficar com o formato do corpo. Atentar para deixar a base da renda no meio das costas nos dois lados, formando a fenda que possibilitará vestir o vestido.
Para fazer o fechamento desta fenda apliquei apenas um botão que forrei previamente com a renda na parte superior das costas. Por ultimo apliquei um elástico na parte inferior,  linha do decote da camisola, para dar mais firmeza e também para ajustar mais a cintura


Feito isso passei para as mangas, que fiz também aplicando à mão as tiras de bico de renda de acordo com o tamanho da alça na vertical, e fui acrescentando mais tiras para aumentar a largura do bico até chegar ao tamanho de manga desejado. Use quantas tiras achar necessário, no meu caso foram duas. Teste antes para ver a mobilidade dos braços, uma manga deste modelo comprida demais pode atrapalhar os movimentos. Depois disso fiz um franzido na frente para dar o formato e prender a manga de forma apropriada.
Por fim fechei um pouco a cava, abaixo dos braços, com 5cm de costura,  unindo a renda recém aplicada ao bojo da camisola, assim o vestido poderá ser usado com um sutiã neutro por baixo.
Por ultimo fiz a bainha do forro a maquina com 01 cm de largura e apliquei na barra da camisola uma tira de bico de renda em todo o contorno para dar acabamento e um detalhe a mais.
Pronto a camisola virou um vestido rendado super romântico!

OBS - Como não encontrei uma renda rosa com o tom antigo como o da original da camisola, peguei o bico rosa seco e dei um banho rápido de chá mate - 05 saquinhos para 01 litro de água. Isso envelhece a cor.






Detalhes importantes:

ü  Antes de qualquer coisa é preciso levar em conta o estado de conservação da peça. Tecido manchado demais, rasgado ou ruído por traça não tem futuro.
ü  É muito importante que o forro e a renda sejam da cor do tecido da camisola ou o mais próximo possível. Assim o resultado final fica com uma cara única e não com jeito de remendo.
ü  A quantidade de renda varia um pouco de acordo com o manequim da dona e da amplitude da saia. No meu caso a dona deste vestido/camisola veste PP.
ü  Fazer toda a costura a mão é mais que indicado em casos como este, pois como estou lidando com uma peça relíquia e que não existe mais no mercado, não podia correr o risco da maquina danificar a renda ou o tule original que não tem como substituir depois!!!



                    


E você, tem alguma peça relíquia de família que gostaria de restaurar ou transformar?
Fotografe e mande para mim que te dou as dicas de como fazer.
Muito obrigada e até o próximo!