26 de março de 2013

Vestido de tule bordado preto Zuhair Murad

Olá meninas! Hoje teremos a receita do vestido sugerido por Marianna Mel. É um longo de tule bordado nas cores preto e bege do estilista Zuhair Murad.
Este é bem simples de fazer (se é que alta costura pode ser simples!!!).
Vamos lá.

05 m de tule bordado preto;
09 m de filó bege;
3,5 m de alfaseda bege;
0,5 m de entretela ou algodão cru;
50 botões forrados de cetim preto;
03 m de cordão de cetim preto para fazer as casinhas dos botões.

Corte:

No tule:
Cortamos o corselet, fio reto, com decote reto (ombro a ombro), pences normais e manga longa modelo raglan bem justa ao braço com abertura no punho de aproximadamente 15 cm onde serão aplicados os botões forrados. Depois cortamos a saia godê, fio viés, atentando para o desenho do bordado que deve ter acabamento bonito na bainha.

Na alfaseda:
Cortamos duas vezes o corselet, decote coração e pences normais; e uma saia godê, fio viés. Eles serão o vestido forro.

No filó:
Cortamos a anagua de volume, sendo ela composta de 03 saias godê, fio viés. E um corselet, igual ao da alfaseda para dar uniformidade na cor final do vestido.

Na entretela:
Cortamos um corselet, igual ao da alfaseda.

Em todos abertura no meio das costas para abotoamento.

Foto reprodução

Montagem:

Fazemos o fechamento de toda a peça de tule, depois a de alfaseda colocando a entretela entre as duas camadas de corselet para ficar bem firme e depois a peça de filó. Unimos os três da seguinte forma:
Por dentro o vestido de alfaseda, no meio o vestido de filó, por cima de tudo o vestido de tule. Atentar para os devidos acabamentos em todas as etapas.
Por fim fazemos os recortes do desenho do tule bordado no decote ombro a ombro e na bainha formando assim os detalhes de acabamento. Caso seja necessário, reborde o tule nestas partes para o desenho ficar bonito, coerente e bem finalizado.
Aplicar os botões e as casinhas feitas com o cordão de cetim, no punho e no meio das costas.

Bainha: Na maquina com 0,5 cm no vestido de alfaseda. Nenhuma bainha no de filó e bainha recortada e rebordada (se for o caso) no de tule.

Abotoamento: No meio das costas com aproximadamente 30 botões e nos punhos aproximadamente 10 botões em cada.

Foto reprodução

Detalhes importantes:

ü  Caso queira baratear no lugar do tule bordado use uma renda bem trabalhada.
ü  Use um filó da mesma cor da alfaseda e ambos devem ter a cor bem parecida com a da sua pele. Assim o efeito fica mais bonito.
ü  O decote das cosas do corselet de tule segue reto como o da frente. Já no de alfaseda e no de filó segue mais cavado, a aproximadamente 10 cm abaixo da linha do busto. Desta forma teremos o desenho de tule vazado nas costas.

Está pronto o seu vestido Marianna, espero ter te ajudado e sucesso na sua costura!
Muito obrigada por acompanhar o meu blog.
Beijos e até o próximo!