15 de outubro de 2012

O que já fiz - Versace Nude


Outro vestido que fiz. Este é uma copia adaptada de um modelo Versace. 
Usei ele para ir ao casamento de uma amiga muito chique.
Este não é um modelo fácil, e dever ser provado diversas vezes para ajustar bem no corpo.
O drapeado deve ser feito a mão em um manequim de moulage do tamanho da dona do vestido.

Foto reprodução
Desvendando os mistérios:

Tecido 1: 12 metros de musseline nude rosada.

Tecido 2: 03 metros de musseline marrom.

Optei por não colocar um forro e sim mais uma camada de musseline da cor da minha pele, no caso marrom.

Foto reprodução
Corte do vestido base:
A primeira parte é o vestido base que cortei na musseline nude duas vezes e uma vez na marrom. Trata-se de um vestido frente única, silhueta sereia com uma fenda na frente começando 10 cm abaixo da linha do quadril.
Temos então três vestidos básicos, dois nude e um marrom.
Montei os três na seguinte ordem nude, marrom, nude. Desta forma teremos um vestido com três camadas de tecido. Isso já elimina a transparência da musseline.

Foto reprodução
Corte do tecido para drapear:
A segunda parte são os triângulos usados para o drapeado. Todos são de musseline nude, de tamanhos variados e cortados em viés.
São eles:
Um tamanho grande (laterais de 1,5m e base conforme a roda) que parte do meio do pescoço, faz o drapeado do busto direito com uma ponta cobrindo o ombro, depois passa por baixo da linha do ultrabusto indo até o meio das costas as costas onde cai em uma pequena calda.
Outro pequeno (laterais de 0,80m aproximadamente e base conforme a roda) que sai do meio do pescoço e faz o drapeado do busto esquerdo ido até o meio das costas sem deixar ponta pendurada.
Mais um bem grande (laterais de 1,5m e base conforme a roda) que sai do meio das costas, na base do decote e faz o drapeado contornando a lateral do quadril e vai  até a frente caindo e escondendo a fenda.
Mais 03 de tamanho médio (laterais de 1,00m e base de 40 cm) que é aplicado na base do decote das costas para incrementar a calda.
No total teremos 06 triângulos para drapear. Os tamanhos que coloquei serviu para mim, porém isso deve ser ajustado conforme o tamanho da dona do vestido.
Todo o drapeado é preso por pontos invisíveis feitos à mão!

Foto reprodução

Bainha: Toda a vela.

Detalhes modificados:
1) No original tem um zíper de 15 cm nas costas que achei melhor eliminar, isso fez com que o vestido tivesse de ser vestido por cima, dá um pouco de trabalho, mas funciona;
2) No original tem um drapeado na frente, saindo da lateral, na linha do quadril. Este detalhe acaba dando mais volume a barriga e achei melhor eliminar isso!
3) Eliminei um pouco do cumprimento da calda e do drapeado da frente da fenda para poder me locomover melhor durante a festa;
4) Por ter 15 METROS (!!!) de tecido ele acaba sendo razoavelmente pesado, então coloquei um elástico de 2,5cm de largura embutido na borda do decote das costas e outro embutido na alça do pescoço. Isso ajuda a manter o vestido no lugar e a carregar o peso a noite toda.

Observação importante: Como a musselina é um tecido super leve, usei uma lingerie modeladora por baixo, para evitar marcas e volumes fora de contexto!


E vestido pronto, no manequim...

   

    



E junto com a dona!

                             

Mais uma vez, espero que tenham gostado!! Beijos e até o próximo.