17 de setembro de 2012

O que já fiz

Hoje vou começar a mostrar alguns dos vestidos que já fiz, na verdade a maioria foi adaptado de acordo com o material que encontrei e a ocasião em que seria vestido.
Vamos ao primeiro:

Vestido de Musseline com estampa em barrado.




Para fazer este modelo peguei o tecido com estampa barrado, que geralmente usamos no fio reto e fiz o corte em viés.
Foram usados 3m de musseline e 3m de forro em jersey. Os dois tecidos tem corte igual.
Como falei acima, cortei em viés 02 triângulos de tamanho igual, unidos de forma a ficar uma costura na frente e outra nas costas. Não tem costura nas laterais.


A altura do decote da frente e das costas foi medida no corpo conforme o gosto.
Por causa desta costura invertida, as laterais ficam mais compridas do que a frente e o fundo, então para ajustar essa diferença coloquei somente nas costas uma meia lua, também cortada em viés, começando em uma lateral com espessura de 1cm , passando pelo meio das costas com aproximadamente 20cm e indo até a outra lateral com 1cm novamente. Formando assim uma especie de mini calda, que nivela o fundo com as laterais. A frente por estar com um tamanho bom não precisou deste acréscimo, mas caso seja necessário é só colocar.
As alças são de fita de organza, presas nas pontas dos triângulos, que ficam bem na frente, e na linha da cintura na parte de trás, isso forma o desenho das costas. No meu caso cada fita tem 2,5m de comprimento, porque era o tamanho necessário para enrolar na minha cintura e dar um laço bacana. Esse tamanho deve ser medido de acordo com o tamanho da cintura de quem vai usar o vestido.
Detalhe, elas podem ser amarradas de várias formas diferentes, fica a gosto da dona!
Fiz a bainha a maquina com 1cm e pronto.
Mais simples impossível!

Detalhe importante: uso esse vestido sem sutiã, mas caso você ache mesmo necessário vai ter que ser aquele de colar. Qualquer outra ciosa diferente disso vai ficar aparecendo.

Beijos e até o próximo!