9 de março de 2012

Vestido Marchesa de Renda Preta

Hoje resolvi postar o modo de fazer de um vestido da Marchesa, todo em renda preta. Ele é super simples e extremamente elegante.
Veja como é fácil fazer.

Foto reprodução
Desvendando os mistérios:

Tecido 1: 4 metros de Renda preta. O ideal é que seja uma renda mais encorpada bordada sobre tule por dois motivos:
A renda encorpada dá mais riqueza ao modelo;
Para o decote do ombro vamos recortar o tule e deixar só a renda para fazer o efeito vazado.

Tecido 2: 3 metros cetim na cor cinza escuro ou chumbo claro. Não pode ser cinza claro e muito menos prata!

Forro:  3 metros de alfaseda preta ou chumbo.

Corte:
Corpo do vestido - Primeiro cortamos o corpo do vestido, em fio reto, com silueta tubinho bem justo até a altura do joelho. Na renda o decote do ombro é cortado direto (não é uma pala), para isso é só seguir a modelagem do decote ombro a ombro com manguinha de 5cm de largura.
No cetim cortamos o mesmo tubinho só que tomara que caia com decote coração bem leve.
No forro cortamos o mesmo que o cetim.
Saia - cortada igual nos três tecidos, em fio viés, abrindo o máximo possível na bainha. A saia viés começa na altura do joelho e vai até cobrir o pé na frente e em forma de calda nas costas. A calda é pequena com uns 10cm no máximo.
O zíper vai na lateral.

Foto reprodução

Detalhe do decote do ombro: Respeitando o desenho da renda recortamos todo o tule para dar o efeito vazado.
Para acabamento será necessária aplicação de bico de renda na parte de cima do decote e nas manguinhas. Não fica bom fazer bainha em renda!!!

Outro detalhe importante: Na emenda do tubinho com a saia em viés no tecido de renda temos que dar acabamento aplicando recortes da própria renda de forma a esconder a costura máximo possível.

Bainha: Para o forro e o cetim bainha batida na maquina com 0,5cm.
Para a renda aplicação de bico rendado.
 Foto reprodução

Pronto, vestido extremamente simples e fácil de fazer e que cai bem em qualquer corpo.

Nos vemos no próximo!