29 de fevereiro de 2012

Vestido Gucci Bege

Demorei mas voltei com o modelo deslumbrante que a atriz Cameron Diaz usou na cerimônia do Oscar este ano. É um vestido em tons de bege com bordados em prata, marrom e bege da Gucci. Ele é um pouco trabalhoso, mas dá para fazer tranquilamente. Vamos lá!

Foto reprodução
Desvendando os mistérios:

Tecido:  4,5 metros de musseline com strech para o corpo e fundo das nesgas e aproximadamente 8 metros de chifon drapeado (caso consiga encontrar) para os babados das nesgas.

Forro: 3 metros de alfaseda.

Corte:
Corpo do vestido - Primeiro cortamos o corpo do vestido, fio em viés, com silueta sereia sendo que as penses do busto são feitas em diagonal partindo do bico do peito para a altura da cintura na costura lateral. O vestido não tem emenda horizontal na cintura (corpo/saia) então ele é cortado todo de uma vez só. Feito isso e já com frente e fundo unidos cortamos as fendas para aplicar as nesgas começando pela lateral esquerda (a maior) com altura de 90% do tamanho da perna, seguindo daí com uma distancia horizontal aproximada de 15 cm de uma para outra e com 2/3 da altura da anterior, exemplo:
Para uma perna de 1,00m de comprimento a primeira fenda terá 90cm, a segunda 60cm, a terceira 40cm e a quarta 27cm.
A lateral direita não tem fenda, a costura prossegue normal.
No fundo temos a repetição das fendas da frente.

Nesgas - cortamos na musseline em viés oito triângulos com a altura da fenda correspondente e base de 35 cm.

Foto reprodução
Babados - Cortamos no chifon, em fio reto, com 20cm de altura e comprimento variando de acordo com a respectiva nesga. Para cada nesga devemos aplicar pelo menos oito seqüencias de babados presos na vertical a partir do meio, de cima para baixo de modo a preencher o triangulo (nesga) por dentro.
Atenção - No fundo a base das nesgas e os babados tem comprimento aumentado progressivamente das laterais para o meio de modo a formar a calda e mais babados aplicados por nesga para aumentar o volume, aconselho pelo menos 10 babados para cada uma.

Foto reprodução
Forro - Cortado na alfaseda em fio reto para a parte cima com busto em corte tipo bojo e saia sereia cortada em viés. Aconselho fazer a parte de cima dupla para dar firmeza e se quiser colocar espuma de sutiã no bojo.
O zíper é aplicado nas costas.

Bordado: Feito com cristais prata margeando toda a fenda com desenho de tipo fita de aproximadamente 2,5cm de largura seguido de paetês transparente marrom e depois paetês transparente bege em desenho irregular.
Uma opção para os cristais é usar vidrilho prateado, dá um efeito visual bem semelhante e custa muito mais barato. Neste caso faça um bordado bem apertado com um vidrilho praticamente por cima do outro.

Foto reprodução

Bainha: no vestido feita a maquina com 1cm de largura nos babados no lugar da bainha fazer acabamento com vela.


Aviso importante: Mesmo com o forro em forma de bojo é importantíssimo usar uma lingerie tipo macaquinho tomara que caia que modela todo o corpo. Este vestido tem silueta super justa em tecido super leve que marca demais o corpo. Apesar de usarmos a  musseline com strech que garante um pouco mais de firmeza, ela não tem força suficiente - mesmo unido ao forro- para ajeitar o corpo. Isso vale para todas, inclusive as magrinhas como a Cameron!!

É isso, espero que tenham gostado das dicas e arrase na festa!!!

Beijos e até o próximo!